O Cenário de Pokemon Go Marketing no Brasil

Desde o lançamento de Pokemon GO no Brasil, o número de jogadores não para de crescer. É claramente perceptível, o impacto que Pokemon Go teve aqui no Brasil. É fácil perceber que há Parques lotados e praças movimentadas, também ver que as ruas estão um pouco mais movimentadas por conta do jogo.

CEO da Niantic confirma ferramentas de publicidade e marketing em Pokemon GO

Speaking to The Financial Times, Niantic chief executive John Hanke said “sponsored locations” are set to come to the app soon.”

John Hanke, em entrevista para a Financial Times, confirma que estão trabalhando para “locais patrocinados”. Esse tipo de ação seria muito legal para divulgar locais, ainda não sabemos exatamente quais serão as ferramentas “oficiais” de publicidade disponibilizadas pela Niantic.
Até o momento, a ação oficial mais evidente é a do Macdonalds do Japão em que cada loja da franquia ganhou seu próprio ginásio. Podemos esperar algo do tipo, ou ferramentas similares.

Fonte: Business Insider – Pokemon go to launch advertising

Pokestop para negócios

Neste momento, um pokestop para seu próprio negócio é o sonho de consumo para qualquer pessoa que pense em Pokemon Go Marketing. Porém, este ainda é um sonho para poucos. Conforme o anúncio apresentado acima, John Hanke diz que teremos em breve possibilidades como locais patrocinados.

Sem a possibilidade de “CRIAR” um pokestop na sua loja, temos que utilizar de alternativas para realizar nossas ações de marketing. Por exemplo, seria possível utilizar uma pokestop próxima da sua loja para divulgar seu espaço. As pessoas vem se aglomerando em alguns pontos específicos, então nada mais normal que você divulgar isso lá. Ferramentas de Marketing de Guerrilha são bem vindas neste caso.

Como fazer divulgação em Pokemon GO?

A principal pergunta no momento é: Como divulgar meu negócio em Pokemon Go? 

Primeiramente, precisamos entender de quais mecânicas existem dentro de Pokemon Go. Abaixo segue uma lista:

  • Cash (Compra de Pokecoins com dinheiro real)
  • Acumulo de Stardust (Utilizado para evoluir pokemons)
  • Acumulo de Doces (Candies, cada pokemon tem seu próprio doce que é utilizado pra evoluir)
  • Nível de evolução (Você ganha pontos de experiência para subir de nível)
  • Líderança em ginásio (Os líderes de ginásios mais fortes são pessoas que podem ficar conhecidas no local)
  • Coleta de itens em Pokestop (Os jogadores podem coletar itens ao passar nos pokestops)

Outros recursos e mecânicas que serão acrescentados no futuro são:

  • Troca de Pokemons
  • Combate entre treinadores

Além disso, podemos ter promoções em que lojas podem “dar” pokemons como prêmios. Pontos de troca de pokemon também seria algo comum, muito parecido com pontos de troca de figurinha ou algo do gênero. Destes recursos futuros podemos ter novas possibilidades. Imagine que podemos ter um tipo de “mercado negro” de pokemons onde as pessoas além de trocar podem vender seus pokemons mais raros e fortes. (Isso é muito possível).

Infográfico

Pensando em diferentes estratégias para divulgar a empresa, montamos um pequeno infográfico com propostas para divulgar sua empresa através de Pokemon Go. Esse arquivo pode ser encontrado a seguir com algumas orientações. Utilize, compartilhe e faça diferente!

Baixe agora um Infográfico sobre a utilização de Pokemon Go para negócios

Este infográfico sobre Pokemon Go foi criado sobre a licença Creative Commons. Ou seja, você pode utilizar este material contanto que faça a atribuição dos créditos e que o material derivado tenha a mesma licença da original. Conhecimento compartilhado é valor multiplicado.

Você também pode baixar o arquivo em PSD para editar como bem entender também sobre a licença Creative Commons.

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Juliano Kimura é entusiasta do Pokemon Go e possui 8 anos de experiência no mercado de games

Juliano Kimura trabalhou para grandes empresas no mercado de games. Level Up! Games, Gameloft, NC Games, PlaySpot, Priston Tale, Fairplay Brasil. Também prestou serviços para Konami e Ubisoft.
Juliano Kimura ganhou o Trófeu Gameworld com melhor publisher de jogos para celular com a marca GameZ!
Organizou campeonatos de Pump It Up e foi idealizador de vários encontros da comunidade. Sua experiência com o mercado de games soma mais de oito anos de experiência.

Hoje, é especialista em inovação digital e redes sociais

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