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Foto do escritorJuliano Kimura

A Redação Publicitária e as Mídias Sociais



A redação publicitária aplicado às redes sociais

A Todo momento estamos escrevendo e produzindo conteúdo nas redes sociais, isso pode ser muito bem uma redação publicitária. É um texto desabafo no facebook. É uma legenda para aquela selfie do dia. Sem contar os inúmeros stories do dog, da sobremesa, look do niver e aí vai….

Percebemos que a internet é uma vitrine aberta de conteúdo para TODOS. Sua acessibilidade e aderências pelos mais variados gêneros e interesses presentes ali, reflete na forma como consumimos conteúdo a todo instante.

A partir daí, temos um novo cenário.

Os das marcas e empresas, que obrigatoriamente estão colocando o conteúdo a frente das estratégias de marketing, seja:

  1. contribuir com a exposição da marca,

  2. atrair fãs ou até aumentar o engajamento nas redes sociais.

Nesta etapa, é preciso enxergar as mais distintas formas e jeitos que o público pode consumir seus conteúdos. Seja lá, um e-book, gif, vídeo ou até um canvas, ser criativo é fundamental. 


O redator publicitário é um dos criativos cruciais, quando o assunto é produção de conteúdo para as mídias sociais.

Não é preciso ser nenhum mestre da literatura para ser um redator publicitário. Muito pelo contrário! É preciso entender o máximo sobre o público!!


Quem são essas pessoas com quem preciso falar?

Qual o nível de informação delas?

O que esperam?

Com o que se importam?

Como se comportam?

Como ela fala?

Além de saber como aplicar, dependendo do trabalho:

  1. criar títulos,

  2. slogans,

  3. anúncios,

  4. storytelling,

  5. jingles,

  6. legendas de vídeos entre outros.

A seguir, deixo um 360º sobre o módulo de Redação Publicitária da Academia Trianons. Curso drigido e apresentado em aula pela redatora publicitária, Eliana Loureiro, com dicas para você que deseja ser um redator publicitário. Ou, até mesmo para quem está começando a escrever conteúdo para internet e redes sociais:

Orientações Gerais: 

  1. Evite conjunções (exceto mas), pontuações bruscas e a ordem indireta dos termos na frase.

  2. Sempre que possível, use o verbo na voz ativa e no presente.

  3. Estruture o texto com frases curtas e afirmativas.

  4. Se precisar, use a repetição para estimular a memorização.

  5. Frases simples com palavras de simples entendimento.

  6. Evite rimas.

  7. Frases afirmativas.

  8. Concisão.

Palavras que vendem

  1. De repente

  2. Agora

  3. Incrível

  4. Sensacional

  5. Extraordinário

  6. Revolucionário

  7. Milagre

  8. Mágica

  9. Oferta

  10. Rápido

  11. Fácil

  12. Último

  13. Você

  14. Novo

  15. Lançamento

  16. Chegou

  17. Garantido

  18. Comprovado

  19. Aprovado

  20. Autêntico

  21. Economize

Textos que mais engajam nas Redes Sociais:  

  1. Perspectiva única

  2. Fortes opiniões ou emoções 

  3. Imagens/vídeos atrativos

  4. Surpresa e emoções inesperadas 

  5. Storytelling

Fonte: Martha Gabriel 

Veja como a Volkswagen adotou o Storytelling na construção criativa do comercial Passat – Mini Darth Vader: 


Para LEr: 


  1. TED Talks: o guia oficial do TED para falar em público (Chris Anderson)

  2. Marketing na era Digital: conceitos, plataformas e estratégias (Martha Gabriel)

  3. Marketing 4.0: do tradicional ao digital (Philip Kotler)

  4. Marketing de Conteúdo: a moeda do século XXI (Rafael Rez)

Espero que as dicas te ajudem!

Ah, compartilhe conosco nos comentários suas dúvidas, sugestões ou dicas :)

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