O Facebook não vive o seu melhor momento. Os valores das ações despencaram, marcando a maior queda de todos os tempos em: 240 bilhões de Dólares.
Em consequência, a avaliação de valor da empresa pela Nasdaq caiu de 1 Trilhão para 585 bilhões
Quais são os fatores que podem estar influenciando essa desvalorização do Meta (Facebook)?
Possíveis fatores que levaram a desvalorização do Meta (Facebook)
iOS 14 - Atualização das regras de privacidade e publicidade da Apple
Mencionada como um dos principais motivos para essa queda em algumas matérias, não acredito que seja. O sistema operacional da Apple e a proporção de mercado é possível ter uma ideia de proporção através do site da Teleco.
Anúncio de atualizações do Google (similares ao iOS 14)
Este anúncio pode ter um impacto maior ou similar nas campanhas de publicidade do Facebook & Instagram. (Lembrando que a ferramenta de anúncios é a mesma e que pode abranger outras plataformas como: Whatsapp e afins) Considerando que o volume de aparelhos com Sistema operacional Android é muito superior ao iOS, podemos ter um impacto considerável.
Lançamento de publicidade em Novas mídias (Tiktok e Twitch)
O início de operações de Publicidade de outras plataformas também tem sua parcela de culpa. Este na minha opinião é um dos pontos ignorados de maior impacto nessa queda. Entendo que os meios jornalísticos não queiram deixar a notícia tendenciosa, mas este fato é ignorado por alguns artigos. Os lançamentos de publicidade de outras plataformas como fator de impacto na desvalorização do Meta (Facebook),
Em Q3/Q4 2021 (Terceiro e quarto trimestre de 2021), o TikTok se lança ao mercado de forma mais agressiva. Saindo constantemente na mídia como a nova plataforma de criação de conteúdo para a nova geração e a velha geração também.
No mesmo ano de 2021, a plataforma Twitch e o universo de Streamers vem crescendo. Neste campo, o Facebook compete diretamente com a Amazon (Empresa por trás da Twitch e um fato que não pode ser ignorado). As iniciativas de marketing e publicidade da Amazon também ganham força neste período.
Resultados das campanhas e eficiência das campanhas comprometidos
Um dos fatores que vem incomodando os anunciantes são as constantes mudanças nos algoritmos (Em pró da experiência do usuário) e a queda de alcance orgânico. Essas mudanças terminam por favorecer os usuários, mas comprometem muito a entrega das campanhas. Isso incomoda muito agências e profissionais de marketing e publicidade.
Esse fator faz com que o mix de publicidade seja ainda mais importante, pois não é inteligente apostar todas as fichas em um único lugar. Este ponto acaba refletindo na busca incessante por novas ferramentas de publicidade.
Entre as alternativas de publicidade podemos citar: Twitter Ads, Linkedin Ads, TikTok Ads (ByteDance) , Twitch Ads (Amazon Ads), Google Ads, etc.
Cultura Ascendente em volta da Web3: Blockchain
Um fator indireto e não menos relevante é a cultura crescente em volta da W3 (Web 3.0) e os investimentos incessantes na tecnologia Blockchain (Pilar espiritual da revolução W3).
Potenciais ameaças ao reinado do Meta (Facebook): Rede Social Descentralizada em tecnologia Blockchain (Exemplo: https://distrikt.app/u/JulianoKimura ), sites incensuráveis em Blockchain (Criação de sites anônimos impossíveis de serem censurados) , Criação de Dapps (Aplicativos Descentralizados), investimento e estudos sobre o uso dessas tecnologia correlacionadas ao metaverso (A própria bandeira que foi levantada pelo Meta pode ser sim sua destruição). Em oposição ao universo criado pelo Meta e seu Horizon Worlds (E Horizon Workplaces) temos o The Sandbox e outras iniciativas igualmente ou mais promissoras que o próprio universo do Meta. O próprio universo Horizon Worlds parece ser um projeto que mira no futuro, médio e longo prazo. A razão é que o próprio equipamento Oculus Quest (Oculus Rift) é um equipamento muito pouco acessível para a grande massa. O próprio mundo do Meta aparentemente parece ser muito pouco otimizado necessitando de um equipamento de alto processamento e uma boa conexão com a internet (Duas barreiras ainda dificeis de ultrapassar a curto prazo)
Indo além do óbvio, não podemos nos esquecer de outras movimentações importantes nesse mundo das BigTechs
Outros fatores que podem ter impacto no futuro do Meta também podemos citar a histórica compra da Activision Blizzard pela Microsoft. Por que isso é importante? Simplesmente, a Blizzard é uma das empresas mais relevantes quando o assunto é um mundo virtual imersivo. O jogo World of Warcraft foi um divisor de águas do gênero e a experiência da Blizzard com mundos virtuais é algo MUITO importante no possível rumo que a Microsoft pode tomar com essa aquisição.
Ao comprar Activison Blizzard por 69 Bilhões de Dólares, Microsoft aposta alta e caminha em direção ao metaverso.
O Facebook realmente vai acabar? Qual o futuro do Meta?
O Meta e suas iniciativas precisam botar o pé no acelerador! Ao anunciar sua troca de nome abriu a própria caixa de pandora que pode ser sua perdição. Tal anúncio deu a largada a corrida pelo Metaverso. A corrida está na popularização do metaverso. Uma corrida acelerada cheia de tropeços e barreiras socioeconômicas. Uma corrida que há muitos competidores criando trabalhos incríveis e também muitos criando bostas de trabalho.
E aí, qual será sua aposta?
Fonte: https://neofeed.com.br/blog/home/o-google-tambem-resolveu-mexer-no-queijo-de-mark-zuckerberg/
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